Tarteletes de frutas

Como fazer Tarteletes de frutas

Tarteletes de frutas

Ingredientes

·

500g de tarteletes (massa doce)

·

Zabaione:

·

Pêssegos, figos, manga, kiwi, pêra, maçã, etc

·

4 gemas

·

1 caixa de biscoitos tipo champagne

·

4 colheres sopa de açúcar

·

Açúcar

·

8 colheres sopa de vinho marsala seco

·

Suco de dois limões

·

Creme de confeiteiro:

·

Gelatina de fruta

·

2 gemas

·

Manteiga

·

2 colheres sopa de farinha de trigo

·

Farinha de trigo

·

4 colheres sopa de açúcar

·

Licor Cointreau

·

2 xícaras de leite

·

·

Baunilha

modo de preparo:

Corte as frutas em fatias bem finas e regue com o suco do limão adoçado com 2 a 3 colheres sopa de açúcar. Deixe repousar em lugar fresco por 20 a 30 minutos. Bata os biscoitos no liquidificador e passe na peneira, reduzindo-os a uma farinha. Coloque um pouco no fundo de cada barquete, formando uma camada fina para absorver qualquer umidade. Por cima, arrume as fatias de fruta de modo decorativo. Misture 2 colheres sopa da gelatina com 4 de água e 1 de cointreau e leve ao fogo, em banho-maria. Mexa até dissolver completamente. Retire e espalhe, com um pincel, sobre a cobertura de frutas das tarteletes. Deixe a gelatina esfriar e sirva em seguida. Pode-se utilizar zabaione para colocar sob as frutas mais consistentes. No caso do abacaxi e frutas muito suculentas, use o creme de confeiteiro.

Zabaione:

Bata as gemas com o açúcar até que dobrem de volume. Junte o vinho, coloque em banho-maria e cozinhe, mexendo continuamente até engrossar. Teste o ponto: erga a colher acima e verifique se ela permanece coberta por uma camada de creme. Se já atingiu esse ponto, apague a chama e deixe esfriar.

Creme de confeiteiro (para 30 barquetes):

Leve o leite ao fogo até ferver. Bata as gemas com o açúcar até dobrarem de volume, formando um creme claro e fofo. Junte a farinha peneirada, bata até incorporar e junte o leite quente aos poucos, misturando sempre a cada adição. Coloque em banho-maria, leve ao fogo e cozinhe, mexendo sempre até engrossar (não deixe ferver). Retire, junte baunilha a gosto e misture bem. Espalhe um pouco de manteiga na superfície para evitar a formação de película. Deixe esfriar completamente para usar.

Rendimento:

6 a 8 pessoas

Tempo de preparo:

Dificuldade:

Dicas:

Variações:









Nenhum comentário:

Postar um comentário